Honda e Waymo poderão criar veículo autónomo 100% novo
John Krafcik, chefe executivo da Waymo - companhia de carros autónomos da gigante Alphabet, numa recente e extensa entrevista à Bloomberg, revelou que a sua empresa se encontra no estágio final das negociações com a Honda Motor Co. para a criação de um veículo autónomo completamente novo.
Desde 2016, quando as duas companhias celebraram a parceria para a integração da tecnologia da dona da Google em modelos existentes da Honda, que novidades ou qualquer informação acerca do desenvolvimento da relação têm sido escassas.
Recentemente, a Waymo celebrou parcerias com a Fiat Chrysler e a Jaguar Land Rover de forma a obter veículos para a sua frota de automóveis autónomos. Com esta última, a Waymo pretende adquirir cerca de 20 mil unidades do modelo Jaguar I-Pace ao longo dos próximos anos. O objetivo desta aquisição é criar uma frota premium de táxis elétricos autónomos.
Mas o negócio com a Honda parece ter outro fim. Se o entendimento das declarações de Krafcik estiver correto, a manobra da Waymo com a fabricante japonesa irá colocar a empresa no mercado das entregas e da logística. De acordo com o executivo, o novo serviço e veículo não terá a forma do "tradicional carro conduzido nas estradas."
Pelo que Krafcik deu a entender, ao contrário do que tem sido feito até agora (adaptar modelos existentes com tecnologia de condução autónoma), o novo veículo Honda/Waymo será projetado de raiz, sem volante ou pedais, será de dimensões mais pequenas que as de um camião e terá como função mover tanto pessoas como bens.
Fonte: Bloomberg