DIY: Honda Civic Type R sedan
Quem nos segue sabe que quando publicamos artigos sobre modificações, não são quaisquer modificações que nos chamam a atenção... este caso chega-nos da China e é um daqueles que nos despertou o interesse, talvez pela subtileza das modificações, pois tirando a asa traseira nada mais denuncia o que lhe foi feito. Na realidade, aquilo que se destaca neste Civic é precisamente aquilo que não se vê.
Embora possa parecer que se trata apenas de uma vulgar modificação estética de um novo Civic sedan azul, com uma asa traseira estilo Type R, jantes de 19", discos ventilados, suspensão rebaixada e outras coisas mais que serão enumeradas adiante, a verdade é que este Civic tem muito mais que se lhe diga.
Acredite ou não, este Civic 1.5 VTEC Turbo tem 300 cv de potência!
A alteração não foi feita de um dia para o outro, o primeiro passo que o dono deu foi reformular o sistema de escape. Saí o original, entra um totalmente personalizado
pela PTR Exhausts em aço inoxidável com duas panelas e duas ponteiras de
escape a ladear um novo difusor traseiro.
Próximo passo, mudar a suspensão, rebaixar e colocar novas jantes de 18" (que viriam a ser provisórias). Para isso o proprietário, escolheu o kit de suspensão Track da SF-Racing
com 32 níveis de ajustamento do amortecimento, ajuste em altura e 5,2
kg/mm de elasticidade da mola contra 6,65 kg/mm das originais.
Nesta altura, o Civic é levado ao dinamómetro para medições, acusando 186 cv de potência e quase 229 Nm às rodas.
Próximas alterações, adição da asa traseira e nova mudança de jantes para compor o visual. Desta vez, a escolha recaiu nas X03 de 19" de liga-leve da Atmos, equipadas com pneus Pirelli P Zero Corsa 235/35/19 à frente e Yokohama ADVAN Neova AD08R 235/35/19 atrás.
Nesta fase, o proprietário decidiu começar a preparar o carro para um aumento significativo do seu desempenho, para isso juntou um novo sistema de admissão de ar da Fogiago em fibra de carbono e uma válvula de descarga (BOV) da HKS.
Mais potência, mais binário requerem uma barra anti-torção e travões. Para a barra, a marca escolhida foi a CIDEP e quanto ao sistema de travagem, foi
atualizado com discos ventilados cerâmicos e pinças de 4 pistões da PTR.
Para terminar o visual, o Civic foi pintado num azul mais vivo, de forma a acentuar a sua estética mais desportiva e fazer sobressair o vermelho das pinças dos travões.
Nesta altura, o dono do Honda resolveu que estava na hora de testar o potencial do motor do seu carro e para isso, obviamente, procedeu a uma reprogramação da ECU aumentando a pressão do turbo original para 1.2 bar, o que não parece muito tendo em conta que a pressão normal ronda os 1.14 bar mas, em conjunto com todas as outras alterações, foi quanto bastou para o 1.5 VTEC Turbo de transmissão manual marcar no dinamómetro 260 cv de potência máxima (219 whp e 270 Nm).
Depois disto tudo... dir-se-ia que se daria por satisfeito, mas não...
De acordo com o que conseguimos apurar, embora o proprietário não tenha revelado mais informação após esta etapa, parece que, faltando-lhe um "danoninho", recentemente resolveu que ainda não chegava e alterando novamente o sistema de admissão, mudando o intercooler e reprogramando de novo a ECU, conseguiu que o seu Honda atingisse os 300 cv de potência!
Fonte: Autohome e iModifiedCar