Rumor: 3ª geração do Honda HR-V em desenvolvimento com duas variantes eletrificadas
Para acompanhar a restante família e não perder quota de mercado, o Honda HR-V encontra-se a alguns meses de receber o facelift de meia idade, pelo menos foi assim avançado pelo diretor da Honda australiana, Stephen Collins, que sugeriu ainda que a renovação não deverá passar de atualizações de design, ficando as motorizações intocáveis.
Para além das afirmações de Collins, as informações oficiais e não oficiais acerca do facelift têm sido praticamente nulas.
No entanto, curiosamente, surgiram rumores em alguns meios de comunicação japoneses de que a Honda estará a iniciar trabalhos no próximo HR-V (Vezel, no país nipónico), divulgando mesmo uma imagem, embora de origem questionável, de um desenho de estudo daquela que poderá vir a ser a 3ª geração do SUV.
O desenho revelado parece sugerir que as linhas estilo coupé se irão manter. Certo é que, tal como tem acontecido, a frente irá adotar o design da restante família, enfatizando o visual desportivo e o caráter de lazer deste tipo de veículos. A forma dos faróis e a divisão da grelha central parece ainda sugerir alguma familiaridade com irmão chinês XR-V.
Os meios de comunicação indicam que a próxima geração deverá surgir em 2021 e que contará com um novo sistema híbrido, abandonando a atual tecnologia i-DCD com a transmissão de 7 velocidades DCT e cuja produção se prevê terminar por volta de 2020.
Se os rumores se confirmarem, o novo HR-V híbrido será equipado com o mesmo sistema i-MMD (InteIIigent Multi-Mode Drive) que equipará a nova geração do CR-V na sua variante Hybrid, a nova Odyssey e presente no Accord Hybrid. O sistema i-MMD é 23% mais pequeno e mais leve que o atual i-DCD, e também mais eficiente ao nível de consumo de combustível.
Apesar do sistema i-MMD do novo Accord, segundo a marca, conseguir debitar um total combinado de 212 cv, os rumores indicam que o novo HR-V Hybrid i-MMD deverá manter a mesma potência combinada do que a atual versão, 150 cv, e que as baterias aumentarão o número de células de 48 para 60 de forma a aproveitar o máximo da performance dos 2 motores do sistema i-MMD.
O eficiente sistema híbrido i-MMD entrará na 3ª geração aquando do lançamento do que se espera ser o próximo Insight, o qual os mesmos meios de comunicação apontam para ser lançado em 2018. Quando chegar a altura da renovação do HR-V, o i-MMD estará já na 4ª geração e com um custo de aplicação no veículo idêntico ao do atual i-DCD, pelo que a implementação da nova tecnologia não deverá causar impacto no preço do veículo.
A mesma revista que originou estes rumores parece também sugerir que uma versão PHEV será o terceiro tipo de propulsão da próxima geração do HR-V.
Dados os planos de eletrificação de todos os modelos da marca, é altamente provável que o mercado europeu venha a conhecer, pelo menos e pela primeira vez, a versão híbrida do popular SUV em 2021 ou 2022. Esperemos que com ela venha também a versão 4WD.
Fonte: MagX