4.9.17

Airbags Takata: Honda chega a acordo milionário nos EUA

Desde que começou, o caso dos airbags Takata tem tomado proporções gigantescas com ações de recolha a atingir vários milhões de unidades mundialmente e afetando várias marcas, sendo a Honda uma das mais prejudicadas.

As consequências destas ações de recolha têm prejudicado a Honda de tal forma que a fabricante tomou medidas no valor de 556 mil milhões de ienes (cerca de 4.375.741 €) para cobrir os custos das recolhas de 51 milhões (estimativa) de airbags com defeito no mundo inteiro.

Agora, a Honda Motor Co. fez saber que concordou com uma liquidação no valor de 605 milhões de dólares de perda económica (cerca de 509.179.000 €), de forma a cobrir 16,5 milhões de veículos com airbags Takata potencialmente defeituosos, 11,4 milhões atualmente em processo de recolha e 5,1 milhões que serão posteriormente chamados às oficinas, e isto apenas nos EUA.

De acordo com a Reuters, o acordo cobre alguns prejuízos económicos, incluindo reclamações de veículos que tenham sido incorretamente avaliados como seguros, e reclamações de clientes que se sintam prejudicados na quantia que pagaram por veículos que tenham airbags defeituosos. O acordo abrange ainda compensações pelos custos que os clientes tenham tido com perdas de salários ou assistência a crianças enquanto os seus veículos eram sujeitos à substituição dos airbags.

A Honda, uma das mais prejudicadas em todo este processo quer a nível económico como a nível de vítimas mortais, junta-se assim a outros fabricantes que também aceitaram acordos semelhantes como forma de agilizar as ações de recolha. 
Até à data, 5 outras construtoras automóveis estabeleceram acordos num valor cumulativo de 650 milhões de dólares e 19 recolheram mais de 42 milhões de veículos, dos 125 milhões que a Takata Corp. estima terem de ser chamados em todo o mundo para a substituição dos airbags defeituosos.

No passado mês de fevereiro, num tribunal federal norte-americano, a Takata acordou em estabelecer um fundo de restituição no valor de 850 milhões de dólares para compensar as recolhas efetuadas pelos fabricantes automóveis, e outro no valor de 125 milhões de dólares para indemnizar quem sofreu lesões físicas decorrentes do mal funcionamento dos airbags e que não tenha ainda chegado a acordo com a Takata.

Pelo menos 18 mortes e 180 feridos foram ligados à anomalia dos airbags que levou a Takata a declarar falência no passado mês de junho. Todas as mortes, exceto uma, decorreram de acionamentos imprevistos ou acidentes em veículos Honda.

Se tem dúvidas sobre se o seu veículo se encontra abrangido por esta ação de recolha, verifique online. Para isso basta seguir o link: Ação de recolha e inserir o VIN do seu veículo. Se estiver abrangido pelo recolher, deverá contactar o seu concessionário e marcar a intervenção.


Fonte: Reuters
Back To Top