Invisus 2020, o hipercarro que a Honda deveria construir?
E se a Honda fizesse um hipercarro? Um daqueles super-super-desportivos dignos dos mais radicais pilotos, daqueles que só se encontram nas garagens de sultões árabes ou excêntricos multi-milionários, como o Aston Martin Vulcan, o Lykan HyperSport ou o novo Zerouno da Italdesign.
A ideia não chega da própria Honda, pois um veículo destes não seria propriamente rentável em termos económicos, embora muito provavelmente se tornasse o epítome e o pináculo da visão desportiva da marca. A ideia chega-nos do designer brasileiro Leonardo Nitole Moreira que resolveu prestar tributo à marca de Soichiro Honda. E o resultado é surpreendentemente bom.
O designer de 18 anos, autodidata, concebeu virtualmente um Honda como nenhum outro.
Com influências nos hipercarros e focado na velocidade, o Invisus usa e abusa da fibra de carbono, quer exterior quer interiormente, a frente destaca-se pelo capô rebaixado, pelos pára-choques com enormes entradas de ar e splitter em carbono à vista e pelos afilados faróis em LED. Na brutal traseira com influências McLaren, rematado superiormente pela fina linha dos farolins em LED, o pára-choques em fibra de carbono incluí o difusor traseiro, umas gigantescas saídas de ar laterais e, no centro as duas ponteiras de escape. A traseira acaba coroada por uma avantajada asa em fibra de carbono. Destaque ainda para as portas "asa de gaivota", as enormes jantes com pneus de baixo perfil, os discos ventilados e para o motor V8 que o designer deixou à vista.
O interior foi menos detalhado, mas pelo que se pode ver da imagem do tablier e da consola central, é regido pela fibra de carbono e pelas cores preto e vermelho, num estilo um retro. O volante de três raios "cortado" inferiormente com as patilhas de mudanças, os painéis de instrumentos digitais, o ecrã do sistema de info-entretenimento e os ventiladores circulares ornamentam o cockpit.
De acordo com o designer, foram precisos 2 meses para chegar ao resultado final que se pode ver no vídeo e nas imagens (clique para aumentar).
Seria este o tipo de carro que levaria a Honda a um novo patamar de desportividade extrema?
Tal como se apresenta aqui, este estudo nunca passará do mundo virtual, mas uma coisa é certa, num protótipo como este, após algumas alterações às influências do design britânico que seriam com certeza modeladas para que a esta bomba refletisse um visual mais nipónico e caraterístico da marca, a Honda punha de lado a filosofia do super-carro domesticado para o dia-a-dia, para criar uma nova raça de Hondas selvagens.
Seria este o tipo de carro que levaria a Honda a um novo patamar de desportividade extrema?
Tal como se apresenta aqui, este estudo nunca passará do mundo virtual, mas uma coisa é certa, num protótipo como este, após algumas alterações às influências do design britânico que seriam com certeza modeladas para que a esta bomba refletisse um visual mais nipónico e caraterístico da marca, a Honda punha de lado a filosofia do super-carro domesticado para o dia-a-dia, para criar uma nova raça de Hondas selvagens.
Fonte: LNM