Os planos e caminhos para o crescimento da Honda até 2030
Tal como aconteceu no ano passado, o presidente e CEO da Honda Motor Co., Ltd., Takahiro Hachigo, durante a apresentação da tecnologia de condução autónoma à imprensa no Japão, aproveitou a conferência para comentar sobre a futura direção que pretende para a empresa, seus produtos e tecnologias.
"Para a Honda continuar a ser a companhia que a sociedade quer que exista até mesmo no ano 2050, quando tiver mais de 100 anos, imaginámos como queremos que a Honda seja nesse futuro. E, baseados nisso, determinámos como gostaríamos de nos apresentar no ano 2030, resumindo isso como a nossa «Visão 2030»", declarou o executivo.
De acordo com Takahiro Hachigo, a Honda continuará os seus planos de fortalecimento do desenvolvimento de produtos únicos à marca e da implementação da sua infraestrutura operacional nas 6 regiões globais já estabelecidas, cujo sistema de produção mais flexível e complementar entre estas está já a dar frutos, balanceado a oferta e a procura de um modo globalmente mais eficaz.
Com estas bases, a Honda continuará a dar prioridade ao desenvolvimento dos seus modelos globais e regionais, destacando dos primeiros os modelos Civic, CR-V e Accord, e dos segundos os modelos BR-V (Ásia), Ridgeline e Odyssey (EUA e Canadá), Avancier e UR-V (China), e N-BOX (Japão).
O novo Civic será lançado no Japão no fim de julho, seguindo as fortes vendas que se têm registado nos restantes mercados.
Após o início da sua comercialização nos EUA, o novo CR-V vê a nova versão híbrida chegar à família dos SUV Honda e cujo lançamento europeu se espera acontecer em 2018.
Nos EUA, a nova geração do Accord, que se apresenta como um modelo 100% novo, chega ao mercado ainda este ano.
Hachigo divulgou ainda que a empresa irá revelar a sua nova direção de design durante um dos salões automóveis a decorrer no próximo outono.
Reconhecendo a importância da rápida disseminação de avançados sistemas de segurança nos seus modelos e dos sistemas de assistência à condução como apoio e introdução da condução autónoma aos seus clientes, a Honda irá priorizar o desenvolvimento destas tecnologias.
Novos modelos a serem introduzidos na América do Norte, Europa, China e Japão terão o pacote Honda SENSING como equipamento de série.
Como objetivos para a introdução da condução autónoma nos mercados, a Honda pretende disponibilizar tecnologias com capacidade de condução em auto-estradas e vias rápidas já em 2020, e posteriormente torná-las viáveis para cenários mais complexos, tais como as estradas urbanas.
Neste âmbito, Hachigo comentou que a empresa se encontra atualmente a desenvolver uma função automatizada de mudança de faixa que permitirá ao veículo movimentar-se em vias de múltiplas faixas sem intervenção do condutor, e uma outra função automatizada que libertará o condutor da necessidade de supervisionar o ambiente que o rodeia enquanto se encontra numa situação de tráfego congestionado.
A atenção da Honda está também focada no desenvolvimento e respetiva introdução da eletrificação nos seus modelos automóveis e motociclos.
Com o objetivo de ter 2/3 das vendas da sua frota automóvel global eletrificada até 2030, a empresa focar-se-á no desenvolvimento de veículos híbridos plug-in com o sistema de alta eficiência exclusivo da marca.
Quanto aos veículos zero emissões, o desenvolvimento tanto das tecnologias EV (bateria) como FCV (células de combustível) continuará, estando a comercialização do primeiro modelo EV, exclusivo para o mercado chinês, agendada para 2018. Hachigo revelou também que um outro modelo EV, a ser apresentado este outono num salão automóvel, está presentemente a ser desenvolvido para outros mercados. Para acelerar o desenvolvimento deste, foi criada uma equipa especializada que conduzirá todo o processo.
O executivo divulgou ainda que a empresa planeia estender a eletrificação à gama de motociclos, estando atualmente a trabalhar no desenvolvimento de um sistema prático para modelos elétricos de utilização habitual que contempla uma bateria móvel destacável, facilitando assim a sua substituição e/ou recarregamento. Testes de demonstração desta bateria deverão ser efetuados em colaboração com os serviços dos correios japoneses.
Na conferência foi ainda revelado que em 2018, a par de novos modelos, será lançada uma scooter elétrica.
Com uma visão mais ampla sobre o futuro, e para que a marca consiga responder rapidamente aos desafios que irá enfrentar, Hachigo assumiu que a empresa se irá focar em 3 áreas: mobilidade, robótica (com foco na inteligência artificial) e soluções energéticas. Nesse sentido irá oferecer produtos e serviços otimizados de forma a "utilizar a tecnologia para ajudar as pessoas".
De maneira a ser a n.º 1 em áreas como o ambiente e a segurança, a Honda investirá nestas áreas para se tornar líder nos esforços para uma sociedade mais verde (carbon-free) e livre colisões.
Para a concretização da «Visão 2030», Hachigo afirmou que a empresa "transformará e evoluirá os seus negócios existentes assim como criará novos valores através do uso eficiente dos recursos finitos corporativos." Tendo identificado para este fim "três áreas em que se irá focar": Coordenação e colaboração inter-regional, Colaboração com terceiras partes para Inovações Abertas e Fortalecimento das bases de negócios existentes.
"Definiremos a nossa atitude corporativa para «procurar o crescimento através da procura da qualidade». Aumentaremos a qualidade dos produtos e serviços da Honda e, ao mesmo tempo, iremos aumentar a qualidade das nossas atividades corporativas, que cumpriremos com base no forte princípio de queremos agradar aos nossos clientes." concluiu o presidente e CEO da Honda Motor Co., Takahiro Hachigo.
Fonte: Honda