Honda estará a estudar a integração de nova caixa DCT de 8 velocidades
O Honda Civic sedan preto que se pode ver nas fotos dá pelo nome de Dynamic Study e foi apresentado na conferência de imprensa "Honda Meeting 2017" que a fabricante levou a cabo em Tochigi, no Japão.
De acordo com a japonesa Car Watch, trata-se de um protótipo baseado na 10ª geração do Civic sedan equipado com a motorização 1.5 VTEC Turbo que à primeira vista não parece ter nada de novo, mas esconde uma nova transmissão e mais umas quantas modificações.
Este Dynamic Study está equipado com uma caixa DCT de 8 velocidades que, segundo a fabricante japonesa, tem o mesmo tamanho que uma convencional de 5 velocidades e promete uma melhoria de 15% na disponibilização de potência e 8% na eficiência do consumo de combustível.
Esta transmissão de dupla embraiagem é a mesma usada no Acura CDX e dá uma sensação mais aproximada ao comportamento de uma caixa manual. Uma das suas principais caraterísticas é o uso de um conversor de binário para gerir mais suavemente a mudança das velocidades.
Para além desta particularidade da transmissão, o chassis do Civic Dynamic Study foi alterado para garantir maior estabilidade. A subestrutura aumentou a sua rigidez torcional em 25% e a flexional em 57%, melhorando o comportamento em curva. As suspensões, direção assistida e travões foram alvo de revisão, e o coeficiente de resistência ao ar foi reduzido em 14%.
Segundo declarações de quem o experimentou, este protótipo terá um comportamento muito similar ao do novo Civic Si, mas em versão automática.
Segundo declarações de quem o experimentou, este protótipo terá um comportamento muito similar ao do novo Civic Si, mas em versão automática.
Se a renovação de meia-vida da 10ª geração do Civic irá incluir alguma destas alterações ou se a caixa CVT será substituída por esta DCT são informações que não foram confirmados pela marca, mas é provável
que isso aconteça na geração seguinte. Também por confirmar está a disponibilidade desta nova transmissão em todos os mercados.
Fonte: Car Watch