"Eletrificados" poderão monopolizar futuros lançamentos da Honda
Com as alterações regulamentares relativas às emissões de poluentes a nível mundial a serem cada vez mais rígidas, a corrida às alternativas "ecológicas" começa cada vez mais a sentir-se.
A procura por carros elétricos começa a deixar de ser apenas uma coisa de moda, para começar a ser levada bastante a sério pelos fabricantes automóveis que não vão querer perder margem nos vários mercados mundiais num futuro que se aproxima a passos largos.
Um dos mercados onde essa pressão se está a fazer sentir é o da China. Com as novas regulamentações impostas pelo governo chinês sobre a redução das emissões poluentes e da dependência dos combustíveis fósseis, as marcas estão a ser "forçadas" a desenvolver rapidamente novas versões ou modelos completamente novos com baixas emissões e que sejam alimentados por combustíveis alternativos.
Esta pressão de um dos maiores mercados mundiais está a causar um efeito avalanche no número de veículos elétricos que irão ser lançados nos próximos anos. Mas, com o interesse dos clientes por este tipo de veículo a crescer, este efeito não ficará circunscrito à China e refletir-se-á nos restantes mercados onde a procura atual não é tão acentuada como no país asiático, como é o caso da Europa.
A Honda, que tinha "abandonado" o desenvolvimento dos seus veículos 100% elétricos em detrimento do hidrogénio e retirado do mercado a maioria dos seus híbridos, parece ter mudado de ideias com a sua "Visão Elétrica", anunciada no ano passado durante o Salão Automóvel de Genebra.
Parte dos planos desta sua visão é de que, até 2025, dois terços dos automóveis vendidos da gama europeia sejam eletrificados.
Mas como se reflete isto na futura frota da fabricante nipónica?
Durante o anúncio destes planos, a marca revelou ainda que iria comercializar um novo modelo híbrido bi-motor já no ano que vem, sendo seguido posteriormente, mas sem data marcada, por um híbrido plug-in, um 100% elétrico (EV) e um a hidrogénio (FCV).
Recentemente, a Autocar revelou uma imagem com a calendarização do lançamento de vários modelos eletrificados de várias marcas, incluindo da Honda.
Segundo o que consta nessa imagem, a Honda parece planear o lançamento de pelo menos 3 versões híbridas e 1 EV de modelos existentes até 2021:
- CR-V Hybrid (2018)
- Jazz EV (2020)
- Civic Hybrid (2021)
- HR-V Hybrid (2021)
A acreditar na informação e projeção avançadas na imagem e juntando todas as peças do puzzle, que é como quem diz as informações noticiosas dos últimos meses revelados pelo mundo, o tal novo modelo híbrido bi-motor será o novo CR-V Hybrid, apresentado no Salão de Xangai e cuja comercialização na China terá início ainda este ano.
No entanto, é relativamente aos 2 modelos seguintes (plug-in e EV) que as dúvidas surgem. Estará a Honda a referir-se às restantes duas variantes do Clarity que foram recentemente lançadas nos EUA?... afinal de contas, a versão FCV já se encontra na Europa em demonstração. Estará a Honda a preparar-se para lançar as outras duas versões do Clarity em solo europeu?... Ou, serão estes 2 modelos as variantes híbridas do Civic e HR-V e 100% elétrica do Jazz?
Nova geração Honda Civic
Outra informação revelada pela revista britânica é a próxima geração do Civic. Sim, estamos a falar da 11ª geração!
Ainda agora foi lançada em Portugal a 10ª geração, mas ao que tudo indica, a Honda encontra-se já a desenvolver a próxima geração do popular modelo, cuja apresentação deverá acontecer em 2021. É por isso bem provável que a versão híbrida mencionada anteriormente saia derivada da 11ª geração.
Em declarações à publicação britânica o diretor da fábrica de Swindon, Jason Smith, admitiu que o Civic desempenhará um papel muito importante na "visão elétrica" da Honda e que a companhia está agora a começar a explorar como fabricar um Civic "eletrificado".
Fonte: Autocar