8.6.17

Civic Type R 2017 - toda a informação

O ano de 2017 marca os 25 anos da introdução nos mercados do primeiro Honda Type R. Por mais de duas décadas, o símbolo Type R tem sido sinónimo da versão de alta performance do respetivo modelo, derivando da filosofia de criar carros diários inspirados nos de competição.
Os modelos Type R são, por isso, verdadeiros representantes da pureza do conceito original: minimizar o peso enquanto se aumenta a potência, responsividade, estabilidade dinâmica e desempenho de travagem.

Completamente projetado e renovado de novo, o novo Civic Type R (FK8) foi desenvolvido em conjunto com o seu irmão hatchback, com benefícios mútuos para ambos em termos de dinâmica e refinamento, retendo a herança dos hot hatches da marca ao mesmo tempo que combina a dinâmica do chassis de tração frontal com um design agressivo e aperfeiçoado aerodinamicamente.

A avançada plataforma do novo Civic Type R fornece as bases para o mais sofisticado e dinâmico chassis na história do modelo. 
Uma nova suspensão, um centro de gravidade mais baixo, um aumento na rigidez da carroçaria, um melhoramento na resposta da direção e no conforto relativamente ao seu antecessor permitem à nova geração oferecer a experiência de condução mais gratificante do seu segmento.

A produção do novo Type R tem início este verão na fábrica inglesa da Honda em Swindon, de onde será exportado para toda a Europa e restantes mercados mundiais.
A chegada aos concessionários nacionais está prevista acontecer entre setembro e outubro.

Ao contrário do mercado inglês e francês, os valores oficiais que irão ser praticados para o novo Civic Type R em Portugal ainda não foram divulgados, mas estima-se que será cerca de 2000€ mais caro do que a geração anterior.


Chassis, Suspensão e Direção
O Civic Type R faz uso de uma configuração única de eixo duplo, com geometria revista que incorpora uma redução no deslocamento central de 19mm e uma redução no camber inicial em 1º em comparação com a configuração do Civic "normal". Esta configuração específica de Type R minimiza a transferência do binário à direção maximizando a condução desportiva.

À frente, a suspensão dianteira MacPherson de braço inferior proporciona uma alta rigidez lateral para um controle linear e uma baixa rigidez longitudinal para uma condução mais otimizada.
Na traseira, uma configuração multi-link completamente nova e braços de suspensão exclusivos proporcionam maior estabilidade geométrica para melhorar a estabilidade a alta velocidade e o conforto em comparação com o antecessor.

A suspensão multi-link contribui para uma estabilidade significativamente melhor sob travagem, reduzindo o movimento geral de rolamento do carro. Combinada com o centro de gravidade mais baixo e um trajeto de roda mais largo, a travagem pode ser efetuada mais tarde e permite velocidades em curva mais elevadas. Os braços da suspensão são exclusivos do Type R.

A relocalização de certos elementos, tais como o tanque de combustível, ao longo do comprimento do carro proporcionou uma melhor distribuição de peso nos eixos. A redistribuição atingiu uma redução de 3% na proporção de peso sobre o eixo dianteiro em comparação com a geração anterior, contribuindo para melhor dinâmica e estabilidade.

A suspensão adaptativa foi revista, incorporando agora novos e atualizados amortecedores de 3 câmaras, proporcionando uma maior variabilidade para a força do amortecimento.

Sensores G - um em cada lado do carro na base dos pilares A e um na frente do eixo traseiro - e sensores de curso na suspensão de cada roda, controlam o estado do carro em tempo real. A corrente das bobinas eletromagnéticas dentro dos amortecedores é ajustada em milissegundos, alterando os canais de fluxo de óleo e controlando a força do amortecimento. Forças laterais G existentes, ângulo de direção e sensores de pressão de travagem também fazem parte do sistema.


Os amortecedores de 3 câmaras permitem uma melhoria significativa na variabilidade da força de amortecimento nos movimentos de tensão e compressão da suspensão, o que facilitou a adição de um modo "Comfort" muito mais suave nos modos de condução selecionáveis do Civic Type R. Desta forma, o Type R passa agora a disponibilizar 3 modos de condução: "Comfort", "Sport" e "+R".

A força de amortecimento do novo sistema de suspensão adaptativa no modo "+R" é aumentada em 15% em relação ao modo "Sport". Isso produz uma experiência mais firme e uma maior agilidade em condução de alto desempenho. Além disso, a relação variável da direção assistida eletricamente (EPS) torna-se mais pesada, com uma assistência reduzida que proporciona uma sensação de direção mais direta e linear.

Usando um sistema similar à do Civic "normal", a direção assistida de duplo pinhão e relação variável é nova no Type R. Calibrada individualmente para cada modo de condução, otimiza a relação variável para oferecer uma sensação mais direta e segura em alta velocidade.
Os dois pinhões permitem que as funções de direção e assistência elétrica sejam separadas, enquanto o sistema de relação variável ajusta de acordo com a geometria entre a cremalheira e o pinhão, ao invés de pela velocidade do carro, o que mantém uma sensação de direção firme.

O sistema de estabilidade eletrónica "Agile Handling Assist" (AHA) da Honda foi especialmente ajustado para o novo Civic Type R, funcionando através do sistema de assistência à estabilidade "Vehicle Stability Assist" (VSA) e aplicando uma leve força de travagem nas rodas internas quando o volante é girado. O AHA também melhora o efeito do diferencial de deslizamento limitado ao reduzir o deslizamento interno da roda durante a aceleração a meio da curva.

A nova avançada plataforma monobloco do Civic hatchback reflete-se numa redução de 16 kg de peso na estrutura do novo Type R em relação à do seu antecessor, com uma melhoria na rigidez torsional de 37% e uma melhoria da rigidez da flexão estática de 45%. Isso proporciona benefícios significativos para a resposta da direção e para a estabilidade nas curvas, além de auxiliar a segurança passiva e as características de insonorização, vibração e dureza do carro.

Graças às revisões realizadas no chassis, na suspensão e à relocalização do tanque do combustível, o centro de gravidade da nova geração é 10mm mais baixo. Estas alterações também permitiram que a posição de condução esteja agora mais baixa, com um ponto de anca 25mm mais baixo do que o do seu antecessor, proporcionando uma sensação mais desportiva.


Motor, Transmissão e Escape
Para o novo Type R, o coração de 2.0 litros VTEC Turbo da anterior geração foi otimizado e afinado, entregando agora mais potência, binário e melhor desempenho que outro hot hatch de tração frontal no seu segmento.
A resposta do acelerador e a entrega do motor foram melhoradas graças à otimização das configurações de controlo do motor, enquanto a transmissão manual de 6 velocidades foi melhorada pelo sistema de controlo das rotações.

A potência máxima do motor é agora de 320 cv às 6.500 rpm e o binário máximo é de 400 Nm entre as 2.500 rpm e as 4.500 rpm. A aceleração dos 0-100km/h é feita apenas em 5,7 segundos e a velocidade máxima é de 272 km/h, tornando-o no carro mais rápido e com a aceleração mais rápida na sua classe.

O sistema VTEC (Variable Timing and Lift Electronic Control) varia o grau de elevação da válvula de escape para reduzir o atraso do turbo através de uma maior pressão de exaustão a baixas rotações enquanto fornece um rendimento mais alto a altas rotações.
A tecnologia Dual-VTC (Dual-Variable Timing Control) permite um certo grau de sobreposição na abertura da válvula, que é controlada num mais amplo espetro de rotações para melhorar a capacidade de resposta e eficiência de combustível. A "porta" elétrica de descarga do motor permite um maior grau de liberdade no controlo das propulsões relativamente a um turbo convencional.O ar admitido é arrefecido através de um intercooler de ar/ar de alta capacidade, enquanto a cabeça do cilindro possui um coletor de duas peças refrigerado a água para baixar os gases de escape e as temperaturas na câmara de combustão. Cada pistão também possui um canal de resfriamento para fornecer um aumento do fluxo de óleo, o que aumenta dramaticamente a resistência das batidas.

Um novo volante de massa única, acoplado à caixa de velocidades manual de 6 velocidades, reduz o peso de inércia da embraiagem em 25%, combinando com uma relação de transmissão final 7% mais baixa para aumentar a resposta sob aceleração. A função de controlo das rotações da caixa de velocidades suaviza as mudanças, eliminando o indesejável "choque" da transmissão associado a uma aceleração excessiva ou insuficiente. A função de controlo de rotações pode ser ligada ou desligada nas configurações do carro, independentemente do modo de condução selecionado.

Um diferencial helicoidal de deslizamento limitado (LSD) excecionalmente responsivo ajuda a ter uma forte tração nas curvas, mesmo durante uma condução mais exigente. Enquanto um refrigerador de óleo arrefecido a água específico da caixa de velocidades ajuda a gerir as temperaturas durante uma condução no limite mais prolongada (por exemplo, num circuito). Além disso, a caixa da transmissão é em forma de barbatana e corresponde às formas da direção do vento refletido na cobertura inferior do motor para fornecer refrigeração adicional da transmissão em altas velocidades.

Três tubos de escape totalmente funcionais estão posicionados no centro do difusor traseiro. Os principais tubos de escape posicionados lateralmente são responsáveis pelo fluxo de escape do motor, enquanto um tubo de escape central único mais pequeno controla o tom sónico do motor. A taxa de fluxo através do escape melhorou 10% em relação ao anterior Type R, o que reduz a contrapressão dentro do sistema. Para ajudar a gerar um tom mais agressivo enquanto o motor está a aumentar a velocidade, o tubo de escape central atua como outro escape, resultando em um aumento de 2dB em relação ao modelo anterior nas mesmas velocidades.

No entanto, a velocidades a média capacidade do motor, a pressão no tubo de escape central torna-se negativa, sugando ar. Isso melhora as características de insonorização, vibração e dureza, eliminando o som explosivo do escape que noutro caso poderia passar para o habitáculo.

Um sistema de aceleração "drive-by-wire" substituiu o cabo de aceleração convencional por eletrónicos que ligam o pedal do acelerador a uma válvula de aceleração dentro do corpo do acelerador. O resultado é um componente mais leve, bem como uma atuação de aceleração mais rápida e precisa. Uma relação não-linear especialmente programada entre o pedal do acelerador e o motor oferece uma capacidade de condução melhorada e uma resposta otimizada do motor para atender a condições específicas da condução. 


Design e Aerodinâmica
Baseado nas proporções baixas e largas do novo Civic hatchback, o Type R é destacado pelo seu estilo musculado e agressivo com modificações que favorecem um desempenho aerodinâmico superior.

O novo Civic Type R é 165mm mais comprido, 36mm mais baixo e 2mm mais largo, e possui um pacote aerodinâmico mais abrangente que o modelo da anterior geração, incluindo uma "barriga" mais lisa e limpa, entrada de ar de pneus dianteira, uma asa traseira e geradores de vórtice na zona traseira da linha do tejadilho. O corpo musculado e agressivo possui o melhor equilíbrio entre elevação e resistência da sua classe, contribuindo para uma maior estabilidade a alta velocidade.

A agressividade da estética geral é aumentada pelo spoiler, saias e difusor traseiro revestidos a película com efeito de fibra de carbono e acentuados por uma linha a vermelho que corre ao redor de todo o carro.
Na frente, ductos adicionais adicionam largura ao para-choques e inserções em malha de diamante preenchem as esculpidas entradas de ar. A agressividade da frente é ainda aumentada com a nova entrada de ar na grelha central.
O leve capô de alumínio do novo Type R pesa menos de 3.5kg do que o de ferro do Civic "normal" e integra uma entrada de ar centralmente posicionada.
Na lateral, as saias são mais largas que as da geração anterior e as jantes aumentaram de 19" para 20".
As jantes de liga-leve em preto berlina são exclusivas do Type R e estão equipadas com pneus 245/30 R20. Na traseira, a via aumentou em 65mm a largura, passando agora a medir 1,593mm.
A traseira é caraterizada pela enorme asa, pelo agressivo e desportivo difusor, e pelas três ponteiras de escape.


A saliência frontal curta combina com uma base quase inteiramente plana e novas coberturas inferiores ajudam o fluxo de ar sob o veículo. Juntamente com o difusor traseiro que aumenta a estabilidade e otimiza a força descendente, o perfil aerodinâmico geral ajuda a "fixar" o carro à estrada para oferecer uma experiência de condução mais gratificante. O coeficiente de resistência geral é reduzido em 3% relativamente ao Type R anterior.

O para-choques dianteiro é moldado especificamente para inibir a turbulência do ar em torno das rodas dianteiras, com uma nova entrada de ar dianteira, difusor dianteiro largo e saias laterais profundas que gerem o fluxo de ar e criam força descendente no eixo dianteiro. As lâminas na carroçaria atrás das rodas reduzem a pressão estática dentro dos arcos das rodas e melhoram o coeficiente de elevação em 1%.

Na parte traseira, a grande asa trabalha em conjunto com os geradores de vórtice, desviando o fluxo de ar através da traseira e gerando força descendente adicional no eixo.A asa representa uma economia de peso de 0,7 kg em comparação com o spoiler da bagageira no modelo standard de cinco portas e contribui para elevação negativa global e melhorando o comportamento em curva a alta velocidade.

O interior do novo Civic Type R baseia-se no ambiente sofisticado e premium do habitáculo do Civic "normal" com os típicos revestimentos em vermelho e preto e novas backets de apoios salientes em "camurça", oferecendo suporte fundamental para a condução desportiva. Os bancos do novo Type R são os mais leves de sempre.


Com a plataforma mais longa, mais larga e a distância entre eixos maior, os ocupantes dos bancos dianteiros e traseiros beneficiam de maior visibilidade e mais espaço para experimentar o desempenho do tipo R. Para o condutor, uma superfície superior mais compacta do tablier significa que a sua posição de condução fica 65mm mais baixa, resultando em melhor visibilidade. Os pilares A são 12 mm mais estreitos do que o anterior Type R, reduzindo a obstrução da visão dianteira e proporcionando uma visibilidade de 84,3º.

O espaço da bagageira conta com uns generosos 414 litros, integrando a mesma cobertura compacta lateral e removível do Civic "normal", garantindo que o Type R mantém a sua posição como o mais prático e versátil hatch de alto desempenho. A facilidade de acesso é assegurada pelos bancos traseiros rebatíveis na proporção de 60:40, por uma baixa altura de acesso (680mm) e larga abertura (1.120mm) combinada com um piso plana para facilitar o carregamento de itens pesados, largos e longos.

A consola central possui um acabamento em preto piano e segue um esquema de "centro tecnológico". A parte inferior em frente da manete de velocidades é configurada por uma área de armazenamento de duas camadas, com uma bandeja frontal que fornece acesso fácil e rápido a dispositivos, com uma almofada de carregamento sem fio integrado para smartphone (nos carros de especificação GT). Uma segunda bandeja atrás da consola central fornece uma área de armazenamento mais discreta, bem como o acesso às portas HDMI e USB e uma tomada de 12 volts.

Na parte superior da consola central fica o ecrã tátil de 7" que, além de ser um dispositivo de controlo das funções de infoentretenimento e de climatização, também integra a visualização da câmara traseira de estacionamento. O sistema oferece ainda a integração completa com smartphones, tanto pela Apple CarPlay® quanto pelo Android Auto.

Na frente do condutor, a disposição do painel de instrumentos torna a sua interpretação clara e de utilização intuitiva. A interface de informação do condutor (DII) surge através de um ecrã TFT-LCD a cores de 7" compõe posicionado centralmente e ocupando a maior secção do painel, e inclui indicadores virtuais, bem como uma secção comutável que pode exibir uma variedade de diferentes leituras de funções. Único para o Type R é a função de iluminação específica do modo de condução que possui leituras especializadas, incluindo uma luz LED indicadora de mudança de velocidades, medidor de pressão do turbo, medidor G e gravador do tempo de volta em pista.


Em comum com o Civic hatchback, o novo Type R conta com o pacote de segurança Honda SENSING, que combina informações fornecidas pelo radar, câmara e uma série de sensores para avisar o condutor de eventuais perigos:
  • Sistema de travagem atenuante de colisões (CMBS)
  • Aviso de colisão frontal
  • Aviso de saída de faixa
  • Sistema atenuante de saída da estrada
  • Sistema de assistência à manutenção na faixa de rodagem (LKAS)
  • Controlo inteligente da velocidade de cruzeiro adaptável (i-ACC)
  • Reconhecimento de sinalização de trânsito
  • Limitador inteligente de velocidade

Para além disto, o novo Type R vem também equipado com o sistema de monitorização da pressão dos pneus (DWS).

A versão de topo GT beneficia também do sistema de informação do ângulo morto, incluindo monitor de trânsito lateral, controlo de climatização bi-zona, retrovisor com anti-encandeamento automático, Honda CONNECT com sistema de navegação Garmin, sistema de carregamento sem fios para smartphones, sistema de áudio de 12 colunas de 542 watts e luzes de nevoeiro dianteiras LED.

Acessórios
  • Capas dos retrovisores em carbono manufaturado com apontamentos em vermelho;
  • Lâmina central da asa traseira em carbono com apontamentos em vermelho;
  • Guarnições em carbono manufaturado para o tablier e portas;
  • Guarnições iluminadas em alumínio anodizado preto com o logótipo Type R iluminado a vermelho para as soleiras das portas (guarnições traseiras não são iluminadas).
Fotos da asa traseira em carbono no nosso álbum: Salão Auto de Genebra 2017



ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Motor

2.0 litros TURBO VTEC
(gasolina)
Tipo 4 válvulas por cilindro
Cilindros 4
Diâmetro x curso 86,0 x 85,9
Taxa de compressão 9.8:1
Potência 320 CV às 6.500 rpm
Binário 400 Nm às 2.500 - 4.500 rpm

Transmissão

 2.0 litros VTEC TURBO
Manual  6 veloc. com função controlo de rotações

Relações de transmissão

Manual de 6 velocidades com diferencial
de deslizamento limitado (LSD)
 3.625
2ª  2.115
3ª  1.529
4ª  1.125
5ª  0.911
6ª  0.734
M-trás  3.757
Final  4.111

Suspensão e amortecimento
Frente MacPherson de duplo eixo
controlo adaptativo de amortecedores
Traseiro Multi-link
controlo adaptativo de amortecedores

Travões
Frente  Discos ventilados e perfurados 350 mm; 4 pinça de pistão
Traseiro  Discos sólidos 305 mm

Jantes e pneus
Tamanho Pneus - FrentePneus - Traseira
20 polegadas 245/30 R20 – Continental SportContact6

Direção
Tipo Assistida - Relação variável e duplo pinhão
Voltas de direção
(extremo a extremo)
2.11
Diâmetro de viragem (em rodas) 11.78
Diâmetro de viragem (carroçaria) 12.56

Dimensões
Exterior (mm)
Comprimento total 4.557
Largura total 1.877
Largura total 2.076 (incluindo espelhos retrovisores)
Altura total 1.434(sem carga)
Distância entre eixos 2.699
Via dianteira 1.599
Via traseira 1.593

Capacidades

litros
Bagagem (bancos para cima, método VDA) 420
Bagagem (bancos para cima, até ao tecto, método VDA) 492
Bagagem (bancos rebatidos, até à janela, método VDA) 786
Bagagem (bancos rebatidos, até ao tecto, método VDA) 1,209
Tanque de combustível 46

Pesos
Tara 1380 kg
Peso máx. admissível1760 kg

Desempenho e consumo de combustível
Velocidade máxima
(km/h)
 272
0-100 km / h
(segundos)
 5,7
Consumo de
combustível urbano
(l/100 km)
 9,8
Consumo de
combustível extra
urbano (l/100 km)
 6,5
Consumo de
combustível
combinado
(l/100 km)
 7,7
CO2 combinado
(g/km)
 176






Fonte: Honda
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