22.5.17

Honda e mais 10 companhias celebram acordo para rede de hidrogénio no Japão

Os altos níveis de poluição no Japão tornaram-se num dos principais inimigos do ambiente e da saúde pública. O problema está a ser tão grave que 11 companhias dos ramos automóvel, energético, tecnológico e financeiro se juntaram para combatê-lo e minimizá-lo o mais rapidamente possível.

Do grupo fazem parte a Honda Motor Co., Ltd., a Toyota Motor Corporation, a Nissan Motor Co., Ltd., a JXTG Nippon Oil & Energy, a Idemitsu Kosan Co., Ltd., a Iwatani Corporation, a Tokyo Gas Co., Ltd., Toho Gas Co., Ltd., Air Liquide Japan Ltd., a Toyota Tsusho Corporation e o Development Bank of Japan Inc.

As 11 companhias, muitas delas concorrentes entre si, colocaram as rivalidades de lado e irão colaborar para o rápido desenvolvimento e construção de uma rede de estações de abastecimento de hidrogénio no país asiático. O acordo celebrado, baseado no tema "all Japan", pressupõe o imediato início dos trabalhos de forma a que a rede comece a ser construída ainda na atual fase inicial da comercialização de veículos a células de combustível (FCVs).

O memorando de entendimento nasce do plano estratégico do governo japonês, "Mapa Viário Estratégico para o Hidrogénio e Células de Combustível", que tem por meta a implementação de um total de 160 estações de hidrogénio operacionais e ter 40.000 FCVs em circulação até 2020. Reconhecendo os desafios que o negócio deste género de estações de abastecimento enfrentam, principalmente na fase inicial de comercialização dos FCVs, o memorando baseia-se na cooperação das empresas em causa e no sucesso dos seus respetivos deveres, de forma a maximizar a procura por FCVs e contribuir para a sua popularidade.
Para a representação desta macro-colaboração, é possível que as 11 empresas estabeleçam uma nova companhia ainda este ano. Esta terá como objetivo construir a rede de estações de forma estável e expandir o uso de FCVs e das estações de abastecimento, para isso irá implementar medidas de suporte à construção da rede, atividades para reduzir os custos e aperfeiçoar a eficiência operacional.

O memorando de entendimento prevê ainda a entrada de outras empresas, bem como a partilha de informação pelo grupo das 11 iniciais. 


Fonte: Honda
Back To Top