3.4.17

EB-X, a primeira bicicleta elétrica da Honda

A Honda apresentou o protótipo da sua primeira bicicleta elétrica durante a 17ª Exposição Internacional de Bicicletas da China do Norte, na cidade de Tianjin.

Com a nomenclatura EB-X, a bicicleta de linhas estruturais e futuristas que lhe conferem um estilo vanguardista, usa os mais inovadores materiais e tecnologia existentes atualmente no mundo.
O design da bicicleta de 100 milhões de yuan (cerca de 13.615.100 €), com os apontamentos de cor azul cristal e "carenagem" em fibra de carbono cinza escuro, reflete o DNA desportivo da Honda e confere-lhe uma imagem relacionada com o futuro, ciência e tecnologia.

A EB-X é constituída por um quadro ultra-leve em liga de alumínio e fibra de carbono, onde foram instaladas as baterias, e é alimentada por um motor elétrico regenerador de 360W e equipada com o sistema de travagem Honda CBS.
Nas jantes, também em liga de alumínio, a Honda montou pneus sólidos em poliuretano (PU) com vantagens ao nível do amortecimento, conforto, leveza e substâncias não tóxicas, abandonado os tradicionais pneus insufláveis.
Outra inovação deste protótipo reside no assento com pigmentos funcionais que, graças a esta característica, minimiza a absorção do calor do sol pela "almofada". No verão, a temperatura máxima da superfície do assento é reduzida em cerca de 15º, evitando "queimaduras" e aumentando o conforto.
A EB-X é ainda equipada com um guiador "inteligente". Através de um sensor, a bicicleta pode monitorizar as calorias gastas, o ritmo cardíaco e a temperatura do ciclista, a velocidade, a distância percorrida e o posicionamento geolocalizado, fornecer dicas de segurança ambiental e outras informações úteis.

A bicicleta foi desenvolvida em parceria com a química BASF, e representa o compromisso das duas companhias na utilização de novos materiais e tecnologias inovadoras para melhorar a performance ambiental dos veículos elétricos.

O preço de venda ao público não foi revelado, no entanto a Honda avançou que o valor será estipulado consoante as configurações e as necessidades do utilizador, sendo intenção da fabricante oferecer a bicicleta a um preço razoável de forma a permitir o acesso dos consumidores a produtos de alta qualidade.



Fonte: Honda
Back To Top