13.10.16

O porquê da gama Honda europeia ser tão reduzida

Já deve ter notado e se questionado do porquê da Honda ter tão poucos modelos na sua gama europeia comparativamente com outras marcas que contabilizam dezenas de modelos.

Segundo declarações do diretor geral da Honda Europa, Jean-Marc Streng, feitas à Carbuzz aquando do salão de Paris, ter nos concessionários uma gama baseada numa grande variedade de modelos "não é algo que a Honda esteja a planear em fazer", "ter uma gama mais pequena mas de maior qualidade é melhor do que correr atrás do volume só pelo bem da quantidade."

No seguimento destas declarações, podemos concluir que a estratégia da Honda na Europa é, pura e simplesmente, garantir uma oferta mais pequena mas focada na qualidade. Ou seja, para a Honda a aposta na aplicação de um maior volume de capital no desenvolvimento de poucos mas bem desenvolvidos modelos é uma estratégia mais lógica do que ter uma maior repartição de fundos para a pesquisa e desenvolvimento de uma gama mais vasta, significando menos capital para o desenvolvimento de cada um dos modelos.

Exemplo da aplicação deste pensamento é o próximo Civic hatchback, no qual a Honda irá "utilizar 1/3 dos seus fundos para pesquisa e desenvolvimento" e converter, até 2018, a fábrica inglesa de Swindon para o produzir exclusivamente.

Tendo em conta que a atenção de cada fábrica se direcionará para apenas 1 ou 2 modelos, esta estratégia deverá resultar em veículos cada vez mais bem construídos e de maior qualidade.

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