21.10.15

Honda pretende disponibilizar condução autónoma em 5 anos

Como parte da ambição dos construtores automóveis japoneses em ultrapassar os seus rivais estrangeiros neste campo tecnológico, a Honda planeia disponibilizar veículos autónomos em autoestradas por volta do ano 2020.

Com o adotar da sua tecnologia Sensing, que incluí sistemas como a travagem automática, nos seus veículos já em comercialização, a marca pretende aumentar o desempenho dos seus radares, câmaras e sistemas de controlo de forma a que os seus futuros veículos possam realizar condução autónoma.

Desta forma, e aproveitando a parceria já estabelecida em 2013 com a General Motors para o desenvolvimento de sistemas de células de combustível, a Honda e a GM irão cooperar no campo da condução autónoma. A escolha da GM para este projeto é um alargar de interesses mútuos, uma vez que a GM pretende comercializar tecnologias de condução autónoma em autoestrada já em 2017.

Os construtores japoneses esperam liderar a competição pela condução autónoma, disponibilizando esta tecnologia nos seus veículos daqui a 5 anos, altura em que muitos visitantes estrangeiros chegarão para as Olimpíadas de Verão de Tóquio.
Espera-se que os veículos autónomos contribuam para a diminuição da congestão de tráfego e acidentes, assim como facilitar as viagens de longa duração para pessoas com algum grau de deficiência e idosas.


Fonte: Nikkei
Back To Top