15.5.15

Chefe de projecto do novo HR-V fala sobre a sua criação

Masaki Kobayashi é apaixonado pelo novo HR-V. Como líder do projeto do design do HR-V ele conhece cada linha e curva, a sensação de cada material do espaço interior e está orgulhoso de como o SUV combina pragmatismo, precisão e design emocional para criar algo único. Neste artigo, ele fornece uma visão de como o HR-V foi concebido e realizado.

"Nós não queríamos apenas criar um SUV mais pequeno", explica. "A Honda já tem o CR-V, que combina as virtudes de um SUV e um carro convencional mais ágil e leve, de modo que o HR-V necessitava de oferecer algo diferente. A equipa de desenvolvimento definiu uma meta para criar um novo valor ou tema desde o início do projeto".

Esse novo tema foi o de combinar a elegância e fluidez de um coupé com a utilidade e força de um SUV. "A combinação de uma visibilidade mais alta e tenacidade - valores fundamentais dos SUV - com um novo nível de emoção foi a chave", diz Kobayashi. "Então, inventámos um conceito exterior encapsulado por Emotividade e Resistência e um conceito interior chamado Cockpit pessoal e Expansividade. Nós queríamos fundir valores aparentemente conflituosos de forma a criar algo novo".

Esta abordagem foi "costurada" em torno de um perfil de um proprietário dinâmico e exigente. Kobayashi e a sua equipa visaram "pessoas ativas que gostam tanto do seu trabalho como da sua vida doméstica. Essas pessoas têm um elevado sentido de equilíbrio entre moda e praticabilidade."
Alcançar esse equilíbrio no HR-V foi um desafio. "Foi muito difícil balancear o espaço interior desejado e a facilidade de uso com o design dinâmico e emocional". "No entanto, o processo é relativamente simples: os designers encarregaram-se da determinação do espaço e disposição do veículo e definiram os pontos principais. Daí, os designers de exteriores e interiores assumiram o trabalho para dar vida ao conceito tendo em conta esses pontos".

Se a teoria é simples, o intenso período de fundir um interior dinâmico mas versátil, com um perfil aerodinamicamente eficiente, emocionante e intrinsecamente difícil é extremamente exigente. "Claro que não é tão simples, na realidade!" Kobayashi diz com um sorriso. "Os designers e engenheiros discutem tudo ao nível milímetrico... Você pode até chamá-los de argumentadores! Mas tendo estes debates abertos o projeto pode realmente tomar forma".

Assim que a fase conceptual é completa, o trabalho de modelagem do HR-V começa. "Passámos muito tempo neste processo", diz Kobayashi. "Desenhando, modelando e, em seguida, repetindo a verificação por meio de modelos a grande escala para ter uma noção real de como o HR-V ficaria na estrada. Este é o lugar onde o projeto começa tomar vida e nós podemos experimentar com formas que ainda permitem o espaço interior respirar, mas também criar uma tensão e fluidez no projeto".

A coesão do design do HR-V é uma prova desse intenso e altamente detalhado processo e algo de que Kobayashi é orgulhoso. "A fusão da forma do habitáculo com boa aerodinâmica e um forte e baixo corpo tornou-se a base da forma dinâmica do HR-V", "e o que é satisfatório é que fomos capazes de criar um produto sem comprometer o tamanho, a função e o design." Isto significa um interior repleto de funcionalidades, mas também uma sensação de espaço pessoal e diversão. "A posição de condução é muito parecida com a de um coupé e gera uma sensação de agilidade e dinamismo, e porque a arquitetura apresenta um posicionamento central do tanque de combustível e elementos como os Assentos Mágicos, o HR-V oferece imenso espaço para os passageiros e grande flexibilidade. Esta combinação deu à equipa de design uma grande satisfação".

"Quanto ao exterior, estamos muito satisfeitos com a sua forma dinâmica, a alta qualidade das superfícies e os detalhes intrincados mas sem emendas", diz Kobayashi. "Posso dizer que quando toda a equipa viu o protótipo completo pela primeira vez, sentimo-nos orgulhosos e especiais por termos sido capazes de realizar os nossos objetivos. Eu acredito que o HR-V possui a elegância para ser atraente em qualquer cenário e ainda uma sensação de resistência ao mesmo tempo".
O novo HR-V é um produto cheio de determinação para oferecer algo novo e inovador, mas com as vidas de pessoas reais no seu núcleo.

A Honda oferece um ambiente único para criar novos produtos. "A Honda é um lugar onde nós usamos a nossa vontade para criar novos valores sem estar vinculado pelo passado", explica Kobayashi. "Essa é a nossa força motriz. Do ponto de vista de um criador é um ambiente interessante e estimulante. Esse sentido de avançar e também ouvindo os utilizadores que vivem com os nossos produtos em todo o mundo é muito emocionante".
Brannan Leon, chefe da Honda Automóveis no Reino Unido, acrescentou: "Tendo criado o segmento em 1999 com o HR-V original, não falta muito até o novo HR-V estar nos stands. Temos grandes expectativas para este prático, bonito e requintado concorrente do Qashqai, que já gerou elevados níveis de interesse nos cliente".

Fonte: Honda

Back To Top