6.7.14

Honda revela sistema de carregamento wireless

Um dos grandes inconvenientes dos carros eléctricos, a par da reduzida autonomia fornecida pelas baterias, é o seu carregamento. Para além do tempo que levam a carregar, nem sempre existe um posto disponível e é fácil esquecer de ligar o carro a uma tomada sempre que se chega a casa.
Por isso, nada melhor que um sistema que simplesmente resolva esse problema de forma a que nem seja necessário uma intervenção direta do condutor.

Sensível a este facto, a Honda tem vindo a desenvolver um sistema de carregamento sem fios. Tendo começado a sua fase de testes no mês passado.
Os testes estão a ser realizados numa "Smart House" que a companhia está a testar na cidade de Saitama, Japão, em parceria com as empresas Sekisui House e Witricity Corp.

A experiência consiste no carregamento do Jazz EV através de um sistema sem fios, ao contrário do que acontece agora com os sistemas plug-in.
Basicamente, o processo é efetuado usando o método de ressonância magnética, ou seja, através da transmissão de ondas electromagnéticas geradas pela bobina do transmissor instalado no piso da garagem para a bobina do recetor instalado no piso do veículo.

Este método consegue transmitir a energia usando uma frequência especifica, mesmo quando ambas as bobinas não se encontram exatamente uma em cima da outra. Segundo a Honda, mesmo que a margem de erro no posicionamento do veículo seja de ±10cm horizontais, ±5cm verticais e ±2° de inclinação, a eficiência de carregamento é de 80 a 90%. Transmissor e recetor estão desenhados para que o espaço entre ambos seja de apenas 5cm.
Atualmente a potência de saída da energia produzida pela bobine do transmissor é de 2.2kW (devido a regras impostas pela atual legislação), mas tecnicamente é possível aumentá-la até aos 3.3kW (equivalente aos métodos normais de carregamento).
O conversor instalado na lateral da "casa inteligente" aumenta a normal frequência de 50-60Hz para os 85kHz, sendo depois a eletricidade transmitida para o transmissor instalado na garagem.

A Honda espera iniciar a comercialização deste sistema já em 2016.

 

Fonte: Nikkei Technology
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