16.4.20

Nova vida para baterias de EVs e híbridos da Honda


Para progredir no uso sustentável das suas baterias em fim de vida, a Honda europeia está a expandir a sua parceria com a SNAM (Société Nouvelle d’Affinage des Métaux) para a reciclagem de baterias de veículos híbridos e elétricos.

O acordo pan-europeu estabelece que a SNAM efetuará a recolha e reciclagem das baterias de lítio e níquel do crescente número de veículos eletrificados da gama Honda, dando-lhes uma segunda vida como armazenamento de energia ou, se não forem adequadas para esse propósito, extraindo materiais valiosos destas para reciclagem.

Transporte seguro e de baixas emissões de carbono será utilizado para a recolha das baterias usadas. À chegada, a SNAM avaliará que conjunto de baterias são válidas para serem reutilizadas em novos dispositivos de armazenamento de energia. Estas serão depois reaproveitadas e disponibilizadas pela SNAM para usos domésticos e industriais.


"Ao mesmo tempo que a procura por veículos híbridos e elétricos Honda cresce também aumenta a necessidade de gerir as baterias da forma mais ambiental e eficiente possível. Desenvolvimentos recentes no mercado possibilitam-nos utilizarmos estas baterias em novas aplicações para potenciarmos negócios ou, usando técnicas de reciclagem mais recentes e melhoradas, para recuperar materiais úteis que depois podem ser usados na produção de novas baterias", esclareceu Tom Gardner, vice presidente sénior na Honda Motor Europe.

Nas células das baterias que se encontrem danificadas ou sejam inadequadas para aplicações de segunda vida, materiais como o cobalto ou lítio serão extraídos através de técnicas hidrometalúrgicas, envolvendo o uso de químicos aquosos. Estes materiais podem depois ser reutilizados na produção de novas baterias, pigmentos coloridos ou aditivos para argamassas. Outros componentes de utilização mais comum, como o cobre, metal e plástico, são reciclados e oferecidos ao mercado para a produção de vários equipamentos.


A Honda e a SNAM são parceiras desde 2013, assegurando a rastreabilidade de baterias em fim de vida e no processo de descarte destas de acordo com os padrões ambientais da União Europeia. A extensão deste acordo englobará a rede de concessionários Honda e Instalações de Tratamento Autorizadas em 22 países.

Os concessionários podem arranjar e requisitar a recolha de bateriais em fim de vida para tratamento e reciclagem através da plataforma online dedicada da SNAM. Para que os concessionários não armazenem as baterias nas suas instalações, a recolha pode ser preparada em armazéns centralizados num período de 15 dias úteis. O acordo aplica-se apenas a baterias grandes de "tração" utilizadas na alimentação motriz de veículos híbridos e elétricos, excluindo as baterias mais pequenas utilizadas na ignição dos carros a gasolina e diesel.





Fonte: Honda
Back To Top