15.1.20

Honda e Isuzu pesquisam tecnologia Fuel-Cell para camiões


A Honda e a Isuzu Motors Limited assinaram hoje um acordo para a pesquisa conjunta em sistemas de alimentação a células de combustível (FC - fuel cells) para veículos pesados de mercadorias.

A procura de combustíveis mais limpos e menos impactantes para o ambiente, nomeadamente para a qualidade do ar e aquecimento global, não é algo recente, mas com o aumento da procura de soluções que reduzam as emissões de carbono provenientes dos veículos e, também, de uma perspetiva de segurança energética, a indústria automóvel começa a promover a utilização de energias renováveis como fonte de alimentação para as mais variadas soluções de mobilidade.

Nestes sentido, nos últimos 30 anos, a Honda tem estado a trabalhar no desenvolvimento de veículos híbridos e elétricos (EV), assim como no desenvolvimento e pesquisa de sistemas para veículos a células de combustível (FCV).
Paralelamente, como fabricante de veículos e motores, a Isuzu tem vindo a pesquisar e desenvolver várias soluções de sistemas de propulsão baseados em tecnologias de diesel "limpo", gás natural para veículos GNV e eletrificação para veículos EV, abrangendo um largo espectro de necessidades e a forma como os veículos são usados.

Dois dos grandes entraves, se não os maiores, à popularização do hidrogénio e das células de combustível, prende-se com o custo e a infraestrutura. Para que estas tecnologias tenham futuro é necessário ultrapassá-los, para isso as companhias a nível individual e a indústria no geral terão de promover iniciativas para a sua expansão.
Através desta lógica, a Isuzu e a Honda têm-se esforçado na contribuição para uma sociedade movida a hidrogénio. A primeira pela expansão da gama de sistemas de propulsão de última geração para veículos pesados de mercadoria e, a segunda, através da aplicação de tecnologias FC para além da gama de veículos de passageiros.

Partilhando da mesma visão e objetivos na pesquisa tecnológica, ambas as empresas chegaram hoje a um acordo de juntar recursos nos próximos 2 anos para a pesquisa da tecnologia FC em camiões de mercadorias, de forma a oferecerem soluções limpas, de baixo ruído e baixas vibrações neste tipo de veículos. Para além disso, tanto Honda como Isuzu irão promover discussões de expansão pela indústria, de modo que o uso de camiões a FC e hidrogénio possa contribuir para o próspero futuro das mais variadas indústrias, incluindo a logística, e para o aceleramento da expansão de uma sociedade movida a hidrogénio.



Fonte: Honda
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