20.11.19

100% elétricos não substituirão os de combustão, diz Diretor Executivo da Honda


Takahiro Hachigo não acredita num futuro próximo onde os EVs se tornarão comuns e tomarão o lugar dos veículos tradicionais a combustão.
Em declarações à Automotive News, o diretor executivo da Honda explica que, apesar dos planos da marca japonesa incluírem a eletrificação de toda a sua gama, isso não significa uma completa substituição dos motores a combustão por sistemas totalmente eletrificados. Ao invés disso, a curto prazo, a Honda irá focar-se na oferta de sistemas de alimentação híbrida.

"Os EVs não se tornarão 'mainstream'. Os obstáculos para veículos elétricos a bateria e para a condução autónoma ainda são muito elevados", afirmou Hachigo que acredita que os híbridos são atualmente a melhor forma de oferecer aos clientes um compromisso fiável de baixos consumos e emissões, sem as limitações de autonomia e tempos de carregamento dos EVs.

"Não acredito que existirá um excecional aumento na procura por EVs nos próximos tempos e também acredito que será assim globalmente. Existem problemas com infraestrutura e equipamento, (...) existem diferentes normas e regulamentos nos vários países, e temos de os cumprir. Por isso, é preciso continuar a investigação e o desenvolvimento, mas não acredito que (os EVs) se tornarão comuns tão cedo", continuou Hachigo.

Isto não quer dizer que o diretor da Honda não veja vantagens nos veículos 100% elétricos e nos autónomos, apenas que a infraestrutura e os obstáculos reais, que ainda não foram resolvidos, os tornam soluções deficitárias para a existência de uma frota mundial nos próximos anos. 
Até porque, segundo Hachigo, o "frenesim" que se tem gerado nos últimos dois anos em torno dos EVs e o súbito lançamento de vários modelos no mercado, não está diretamente ligado à vontade das fabricantes mas sim à procura. Apesar disso, Hachigo acredita que, nos dias que correm, a maioria dos consumidores ainda prefere não adquirir EVs porque os benefícios não superam as desvantagens.

Back To Top