24.5.18

E se o Honda Civic Type R fosse uma "pickup"?

Não, isto não é mais uma simulação de um designer gráfico. Não, isto não existe apenas no mundo virtual. É verdadeira e foi realizada pela própria Honda!

A Honda inglesa impressionou todos os que passaram no SMMT Test Day (Sociedade dos Fabricantes e Negociantes Motorizados) deste ano com uma versão inédita do Honda Civic Type R FK8.

O protótipo, intitulado "Project P", foi planeado, desenvolvido e construído a partir da versão de estrada do modelo pela mesma equipa especialista da Synchro Motorsport, responsável pela Civic Tourer Type R e pelo CR-V Mission Motorsport de competição, e teve como objetivo criar o que poderá ser uma das mais rápidas pickups a circular nas estradas inglesas.

A Civic Type R Pickup, pintada em Vermelho Rallye, é caraterizada por uma traseira de "caixa" aberta, tendo para isso sido alterada toda a traseira desde os pilares B do carro, inserida a "gaiola" típica das pickups, revestida toda a "caixa" de fundo plano com placas de alumínio para uma maior resistência e durabilidade no transporte de objetos e, curiosamente, a antena "barbatana" não foi eliminada mas antes recolocada no que restou do tejadilho do veículo. A finalizar o rol de alterações, como não podia faltar, a enorme asa, que define e identifica sem margem para dúvida a versão Type R, remata a traseira desta invulgar versão do "carro de corridas para a estrada". A asa teve os seus apoios alterados, passando a ser movível para permitir um acesso fácil e sem condicionantes ao interior da "caixa".


Embora ainda não estabelecidos, o mesmo motor, caixa de velocidades e suspensão da versão de produção, levam a Honda a estimar que o "Project P" atinja os 265 km/h e faça os 0-100 km/h em menos de 6 segundos. Para além disto, o protótipo tem também em comum com o Type R FK8 os mesmos 3 modos de condução: Comfort, Sport e +R.

A Honda está agora a ponderar levar o projeto para o "Inferno Verde" alemão afim de testar as suas capacidades.

Orgulhoso, o chefe do projeto, Alyn James, comentou: "Temos uma divisão de projetos especiais na fábrica de Swindon e este projeto revelou-se uma fantástica oportunidade para a equipa demonstrar o que as suas criativas mentes conseguem fazer. A paixão que os nossos engenheiros têm pela Honda é demonstrada na nossa última criação e estamos a considerar levá-la a Nürburgring para ver se conseguimos o recorde da pickup de tração frontal mais rápida do circuito."

Já Phil Webb, responsável pela divisão automóvel da Honda UK, desilude os amantes deste tipo de veículos ao confirmar que a marca não planeia levar o projeto à fase de produção, mas em tom divertido comenta que "...iremos usá-la para transportar os nossos corta-relvas e produtos de jardinagem sempre que for requerido!"



Fonte: Honda
Fotos: James Cameron
Back To Top