24.10.17

Honda a desenvolver moto a hidrogénio

Numa altura em que o desenvolvimento de sistemas de alimentação a energias alternativas entra no modo de competição entre as várias fabricantes, principalmente no sector automóvel, o dos motociclos não fica atrás.

Crente nos sistemas de tecnologia a hidrogénio como solução viável para a mobilidade sem emissões, sendo disso exemplo o Honda Clarity, a Honda deu entrada a 30 de março com um pedido de patente de um motociclo a hidrogénio.

Depois da publicação do pedido de patente para um motor de combustão interna sobrealimentado, foi recentemente publicado o pedido onde a Honda descreve a integração do sistema a células de combustível num veículo de 2 rodas.

No pedido pode ler-se: "(...) uma unidade do tipo de célula de combustível arrefecida a ar é suportada pela estrutura do veículo no lado posterior do guiador e incluindo uma abertura exterior para admissão de ar voltada para a frente", "(...) o tanque de combustível de forma cilíndrica (42) é montado na estrutura do veículo. O tanque de combustível estende-se de uma válvula de controlo de pressão (43) que está conectada à unidade de células de combustível (36) para a traseira. O tanque de combustível armazena hidrogénio a alta pressão. O corpo inferior (31b) da estrutura do banco (31) suporta o tanque por debaixo. O tanque é guardado dentro da estrutura do banco.
Um dispositivo de controlo (44) é montado na estrutura do veículo (12). (...) O dispositivo controla a energia elétrica fornecida pela unidade de células de combustível e a energia elétrica fornecida ao motor elétrico (26).
Uma bateria secundária (45) é montada na estrutura do veículo. (...) A bateria secundária carrega e descarrega a energia elétrica de acordo com a gestão do dispositivo de controlo."


É ainda descrito: "O motociclo inclui uma célula de combustível que gera energia elétrica com base numa reação química de oxigénio no ar atmosférico, e hidrogénio. A célula de combustível é armazenada dentro de uma cápsula. Um ducto de admissão de ar abre na lateral da cápsula. Um ventilador de refrigeração é colocado por baixo da célula de combustível. O ventilador arrefece a célula, introduzindo o ar por baixo desta, tendo o ar sido retirado de cima da célula e sendo usado para reação com combustível, descarregando o ar quente da exaustão depois de ter arrefecido a célula de combustível, em direção a um cilindro de combustível."

Esta patente aponta claramente para a intenção da fabricante estender a alimentação a hidrogénio das 4 para as 2 rodas. No entanto, isto não deverá ocorrer tão cedo dada a atual fraca viabilidade comercial para uma moto destas. O mais certo será o surgimento faseado de motos híbridas e elétricas, deixando a comercialização de um modelo a hidrogénio para mais tarde, quando a implementação desta tecnologia for mais barata e houver uma rede de abastecimento mais acessível.



Fonte: USPTO
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