Honda continua desenvolvimento de motores turbo para motos
A 8 de março deste ano, a Honda entrou com um pedido de patente de um motor de combustão interna sobrealimentado para motociclos. Após terem sido conhecidas imagens de outra patente a indicarem o desenvolvimento deste tipo de motorização, publicada na semana passada pelo Gabinete de Patentes e Marcas dos Estados Unidos, esta nova patente vem reforçar que uma era de motos com motores sobrealimentados poderá regressar aos mercados.
Apesar das imagens do pedido de patente publicado mostrarem um motociclo semelhante às NC ou CB do tipo "naked", não é certo se será esta gama que estreará este tipo de motorizações ou se a Honda prepara um novo modelo.
Até agora a marca tem sido sigilosa quanto a este assunto, existindo apenas rumores que indicam que a sobrealimentação poderá surgir numa versão "naked" da Fireblade, sugerindo a designação CB1000R.
De qualquer das formas, estas imagens revelam que a moto do pedido de patente possuí um quadro de tipo treliça com um quadro secundário leve diretamente aparafusado à retaguarda do motor V-twin, e um enorme filtro (n.º 64), posicionado à frente do tanque de combustível, que procede à admissão do ar para o turbo (n.º 63) montado entre os bancos dos cilindros dianteiro (n.º 31A) e traseiro (n.º 31B). Na descrição da patente é referido que o sistema de escape (n.º 62), conectado à parte da frente do 31A e à parte traseira do 31B, inclui um tubo de escape frontal (n.º 67), um traseiro (n.º 68) e um catalisador (n.º 71). O tubo de escape frontal desce do 31A para trás, enquanto o traseiro desce do 31B, e o catalisador terá uma porção do coletor conectado aos respetivos terminais dos 67 e 68. É ainda referido que um tubo de escape é conectado à traseira do catalisador e o silenciador ligado a este tubo de escape.
Com as regras das emissões de CO2 a ficarem cada vez mais restritivas, esta pode ser a solução para a existência de motos ecologicamente responsáveis e eficientes, com motores de combustão interna, sem que isso signifique a perda de potência e performance.
Fonte: USPTO