17.2.17

Este Honda é o NSX dos motores náuticos

A Honda, através da sua ramificação marítima, marcou presença no Salão Náutico Internacional de Miami de 2017 com um arrojado protótipo de um motor para embarcações baseado nas linhas dos restantes produtos da marca.

Com inspiração nas gamas de automóveis, marítima e aeronáutica, o protótipo representa a extensão do design cuidado e apelativo aplicado nos restantes produtos aos futuros motores náuticos da marca.
De acordo com a Honda Marine, foi dada carta branca aos designers do Grupo de Design Avançado da Honda para criarem um protótipo que pudesse ser aplicado a uma ampla variedade de motores náuticos, e que tivesse uma ligação de imagem às restantes linhas de produtos da marca. Após uma consulta e reflexão sobre o portfólio da Honda, o grupo iniciou o trabalho com alguns desenhos rápidos baseados principalmente no super-desportivo NSX e no Honda Jet, passando depois à fase da modelação digital.

Apesar de parecer algo saído de um filme de ficção cientifica, o resultado é um motor de linhas modernas, esculpidas para dar uma aparência mais vertical, elegante e técnica, mas ao mesmo tempo continuando a ligação com a forma e funcionalidade tradicional. Apresentando-se  mais alto que os motores convencionais, o protótipo do motor continua a ser excecionalmente aerodinâmico incluindo um canal central esculpido com uma guarnição em malha de favo de mel embutida que nos remete para a cobertura do motor do NSX, os ductos de calor apresentam um design entrelaçado com malha de favo de mel preto semelhante à das entradas de ar do super-desportivo e os painéis vermelhos criam uma ligação com os farolins.


Mas a parte mais impressionante do design do protótipo é provavelmente a lâmina flutuante que abraça o motor. Inspirada novamente no NSX, esta lâmina ajuda a reduzir a aparência massiva gerada pelo tamanho, dando um visual aerodinâmico, inovador, elegante e técnico ao protótipo.

A cor azul escolhida para o protótipo, Nouvelle Blue Pearl, é a mesma do novo NSX. No entanto, uma variedade de outras cores podem ser aplicada disponíveis, personalizando o motor ao gosto e estilo de vida de cada proprietário.

Apesar de não haver uma intenção expressa da marca em levar o protótipo à produção num futuro próximo, este é mais um indício de que o cuidado com o design em produtos menos expostos deverá ser tomado em atenção pelas fabricantes, pois cada vez mais a procura por possuir produtos esteticamente atrativos e que reflitam o estado de espírito e estilo de vida dos seus proprietários pesa na decisão de compra de qualquer produto.

A revelação deste protótipo vem no seguimento da apresentação da renovada linha de motores náuticos BF e do esquife de 20 pés Blackshear 200VSK.

Back To Top