22.9.16

Honda quebra recorde mundial com motor do S660

Muito recentemente fez-se história nas planícies salgadas de Bonneville, no estado norte-americano de Utah.

Tudo começou em 2015 quando o centro de desenvolvimento e pesquisa da Honda japonesa anunciou internamente o projeto "Bonneville Speed Challenge".
Ao projeto concorreram 100 voluntários, dos quais 16 foram escolhidos para construir o veículo que iria concretizar o objetivo proposto: bater o recorde de velocidade alguma vez registado por um veículo Honda.

Para o grupo de 16 jovens engenheiros da construtora, isto significaria que teriam de bater o recorde de 397,36 km/h, estabelecido em 2006 pelo modificado F1 BAR Honda V10.
Como se isso não bastasse, o grupo de engenheiros liderados por Keisuke Tsuta predispôs-se a fazê-lo com o motor de 3 cilindros do kei car S660.

Após uma larga revisão ao motor de 660cc, que incluiu a substituição de alguns componentes, tais como pistões, bloco de cilindros, cambota, válvulas e bielas, para aumentar a rigidez da unidade e lidar com três vezes mais potência para a qual foi concebida, e após um período de testes no Japão, o carro seguiu viagem para os EUA.

Já nas planícies de Bonneville, o Honda S-Dream não só conseguiu estabelecer um novo recorde mundial FIA (1 milha) na categoria-A, grupo-1, classe-4, como conseguiu registar a velocidade mais elevada que qualquer outro carro com motor Honda alcançou à data.
O S-Dream, nas mãos do piloto Hikaru Miyagi, atingiu a velocidade de 261,875 mph (421,45 km/h) na salgada milha e 421,59 km/h em 1 km.





Fonte: Honda
Back To Top