CR-V 1.6 i-DTEC - toda a informação

Como já tínhamos avançado anteriormente, o novo CR-V 1.6 i-DTEC estará disponível com tracção frontal, transmissão manual, um binário de 300Nm, 120cv de potência e emissões de 119g/km de CO₂.
Esta nova versão será construída exclusivamente para a Europa na fábrica de Swindon, Inglaterra. Segundo a Honda, a combinação do novo e leve motor e a tracção de 2 rodas fará com que o veículo pese menos 116kg que a versão 2.2 i-DTEC, melhorando a sua manobrabilidade. Com a introdução da nova motorização, a Honda prevê um consumo de 4.5 lt/100km e devido à baixa emissão de CO₂o veículo beneficiará de impostos mais reduzidos.
O design mantêm-se igual ao do modelo existente, com a mesma capacidade de bagageira e bancos mágicos.
OS DETALHES
Motor
Todos os componentes individuais foram redesenhados, de modo a reduzir o seu peso e tamanho, e técnicas avançadas de produção ajudaram a reduzir o peso ainda mais.
Pesando menos de 47 kg que o 2.2 a diesel, e à semelhança do motor do Civic, o 1.6 i-DTEC é constituído por uma cabeça de cilindro em alumínio associada um bloco de alumínio de plataforma aberta. A espessura das paredes do cilindro foi reduzida para 8 mm, em comparação com os 9 mm do 2.2 i-DTEC, e êmbolos e hastes de ligação mais leves foram utilizados no 1.6 i-DTEC.
A fricção mecânica foi reduzida, e às 1500 rpm tem cerca de 40% menos atrito mecânico que o 2.2 diesel.
Esta solução beneficia a visibilidade dos limites externos do CR-V e aumenta a percepção condutor.
A quarta geração do turbo Garrett, com uma pressão máxima de 1,5 bar, usado no motor 1.6 litros possui um bocal variável de design eficiente e a sua velocidade de rotação é controlada pela electrónica do carro, minimizando o "lag" do turbo e proporcionando uma óptima combinação de recuperações e um bom desempenho a alta velocidade. O motor utiliza um sistema de injecção de solenóide Bosch, capaz de funcionar a uma pressão de 1800 bar. E a admissão do ar é gerido por um sistema EGR que opera a altas e baixas pressões para reduzir emissões.
O novo CR-V utiliza o mesmo sistema de transmissão de 6 velocidades introduzido no Civic. Este sistema de transmissão compacto é 7kg mais leve que a da versão 2.2 i-DTEC, ajudando o binário de 300Nm.
Tecnologia e Equipamento
Pelas informações avançadas pela Honda, o novo CR-V deverá contar com o mesmo equipamento base que a versão já existente.
Entre outros, estarão presentes os sistemas TSA (assistência ao reboque), ABS, ESS (sistema de paragem de emergência), ECON, ECO Assist e Idle Stop que reduz o consumo total de combustível em aproximadamente 5g/km e consequentemente as emissões de CO₂.
O CR-V 1.6 i-DTEC mantém as mesmas barras estabilizadoras e a mesma suspensão dianteira McPherson e multi-link traseira, como outros modelos CR-V, tendo sido efectuados ajustes aos respectivos amortecedores de forma a reduzir a sensação de sobreviragem e manter a estabilidade a velocidades mais elevadas, melhorando assim o conforto e segurança.
Para garantir uma condução responsiva, controlada e maximizar o espaço de carga, o 1.6 i-DTEC utiliza um sofisticado eixo multi-link traseiro independente. Apresenta um sistema de direcção adaptável de energia eléctrica (MA-EPS), que tem sido aperfeiçoado desde a sua introdução na 4 ª geração CR-V, e que em conjunto com o sistema VSA (assistência à estabilidade) torna a condução mais precisa e segura. O raio de viragem do CR-V é assim de 5,5m (3,16 voltas do volante).
Quanto a segurança passiva, o novo modelo conta com airbags frontais de dupla fase, laterais com sensores de capotamento, sistema de redução do efeito de chicote no pescoço aquando de embates traseiros.
Relembramos que o CR-V obteve, recentemente, a classificação de 5 estrelas nos testes Euro NCAP.
Estão também presentes os sistemas i-MID de 5", e os opcionais áudio DAB e GPS HDD.
Design
Exteriormente, o CR-V 1.6 diesel viu as suas dimensões globais serem reduzidas, mas sem comprometer o espaço interior. A posição do pára-brisas foi antecipada por 60mm em relação ao comprimento total do carro, e como resultado o tamanho do compartimento do motor foi reduzido.
Apresenta o mesmo pára-choque dianteiro, espelhos retrovisores aerodinâmicos com indicadores integrados e luzes diurnas dianteiros LED e um conjunto traseiro completo de luzes LED.
Interiormente, um aumento de regulação, em altura, de 10mm no volante e no assento garante que mais condutores podem conseguir uma posição de condução ideal às suas necessidades.
O assento dos passageiros traseiros foi diminuída em 38mm, dando assim mais espaço na zona da cabeça.
Para enfatizar a sensação de espaço no interior, os revestimentos das portas foram esculpidos para criar uma forma côncava, permitindo assim que os bancos da frente estejam mais perto dos lados do carro, tornando-o mais fácil de entrar e sair. Como consequência, o aumento do espaço entre os bancos da frente permitiu a colocação de uma consola central que integra 3 porta-copos, um compartimento de armazenamento, um apoio de braço e saídas de ar para os bancos traseiros.
Quanto à insonorização, materiais de isolamento acústico foram aplicados no pavimento, abaixo do compartimento do passageiro, material de absorção de som foi inserido na porta traseira, cavas das rodas traseiras, molduras de portas. As portas também apresentam uma característica de vedação dupla. O resultado é uma redução do ruído interior em 3dB, comparado com a geração anterior de CR-V.
O espaço interior continua generoso e um dos melhores da sua classe, a capacidade máxima da bagageira conta com 1.648 litros (com roda sobressalente de tamanho real) e de 1.669 litros (com roda sobressalente pequena). Com os bancos no lugar, o CR-V tem 589 litros de espaço de carga.
A plataforma da bagageira aumentou o seu comprimento em 14cm e foi rebaixada em 25mm, facilitando o seu acesso.
Especificações Técnicas
CR-V 1.6 i-DTEC | ||
MOTOR
|
1.6 i-DTEC
| |
Cilindrada | cc |
1597
|
Diâmetro × curso | mm |
76.0 x 88.0
|
Taxa de compressão |
16
| |
TRANSMISSÃO
| ||
Tipo de transmissão |
manual 6 velocidades
| |
Relações de transmissão | 1ª |
3.642
|
2ª |
1.884
| |
3ª |
1.179
| |
4ª |
0.869
| |
5ª |
0.705
| |
6ª |
0.592
| |
marcha a trás |
3.673
| |
Relação de redução final |
4.352
| |
PESO
| ||
Peso | kg |
1541 - 1600 1541 - 1600
|
PERFORMANCE
| ||
Potência máxima | kW/rpm |
88/4000
|
Binário máximo | Nm/rpm |
300/2000
|
Velocidade máxima | km/h |
182
|
Segundos de aceleração | 0 → 100 km/h |
11.2
|
0 → 400m |
17.74
| |
60 - 100 km / h em 4ª |
8.2
| |
Consumo de combustível lt/100km | Ciclo urbano |
4.8
|
Extra-urbano |
4.3
| |
93/116/EC | Combinado |
4.5
|
CO₂ | g / km |
119-124
|
Comparação com outros
Comparação concorrente |
CR-V 1.6 i-DTEC
(6MT 2WD) |
TIGUAN
2.0D 2WD 6MT 110cv (Blue Motion Technology) |
MAZDA
CX-5 |
HYUNDAI
ix35 blue 1.7CRDi |
Motor |
DIESEL1.6L
|
DIESEL 2.0L
|
DIESEL 2.2L
|
DIESEL 1.7L
|
Tracção |
2WD
|
2WD
|
2WD
|
2WD
|
Transmissão |
6MT
|
6MT
|
6MT
|
6MT
|
Peso (kg) |
1541-1600
|
1543
|
1485
|
1490
|
Performance
| ||||
Cilindrada (cc) |
1597
|
1968
|
2191
|
1685
|
Potência máx. (cv / rpm) |
120/4000
|
110/2750
|
150/4500
|
85/4000
|
Binário máx. (Nm / rpm) |
300/2000
|
280/1750
|
380/1800
|
260/1250
|
Velocidade máx. (km / h) |
182
|
175
|
202
|
173
|
EMISSÕES
| ||||
CO₂ (g/km) |
119- 124g
|
139
|
119
|
135
|
Dimensões
| ||||
(CxLxA) mm |
4570/1820/1685
|
4426/1809/1703
|
4555/1840/1710
|
4410/1820/1670
|
Capacidades
| ||||
Combustível (litros) |
58
|
64
|
56
|
58
|
Bagageira (litros) |
589
|
470
|
503
(à linha de cintura) |
465
|
Bagageira (litros) (bancos rebatidos) |
1669
(do chão ao tecto) |
1510
|
1620
(à linha de cintura) |
1436
|
Modelo | Capacidade à linha de janela - litros (bancos traseiros no lugar) |
Honda CR-V | 589 |
Volkswagen Tiguan | 470 |
Toyota Rav4 | 547 |
Volvo XC60 | 495 |
Mazda CX-5 | 503 |
Fonte: Honda Europe